Mensagens
Qual a direção deve seguir meu espírito
Em meio às tempestades, enxergar o horizonte pode nos motivar, mas nem sempre conseguimos acreditar, de pronto, na colheita. Então, qual direção devemos seguir para nosso espírito, mesmo diante dos problemas, saber que está evoluindo?
Qual a direção deve seguir meu espírito
Victor Hugo, em ‘Os trabalhadores do Mar‘, elenca: ‘para a bússola há 32 ventos, isto é, 32 direções, mas essas direções podem subdividir-se indefinidamente. O vento, classificado por direções, é o incalculável. Classificado por espécie, é o infinito’.
Trazendo para a nossa realidade, podemos imaginar 32 profissões, 32 formas de nos relacionar, 32 maneiras de lidar com os obstáculos. E, dentro de cada um, infinitas histórias particulares de derrotas e vitórias, decepções e alegrias que fazem a alma vibrar.
Identidade
Mas o que verdadeiramente importa é a identidade. A nossa, essa que está sendo formada pelos nossos passos, através de inúmeros pensamentos, seguido pela ação. Atitudes são as esquinas que determinam pontos cruciais de avanço na caminhada na Terra.
Nessas esquinas, a fé precisa estar mais que fortalecida. Precisa de intensidade e solidez. Porque será quando teremos que caminhar sem necessariamente existir um chão – as sensações ante as adversidades, rompimentos e histórias interrompidas abalam todo ser que se considera humano.
A espera
E há quando a vida nos coloca em espera. Quando os acontecimentos provocam um peso superior ao que somos capazes de carregar naquele momento, nasce outro aprendizado. O da serenidade, sabedoria essencial para quem precisa mais do que chegar longe: não parar de caminhar.
Ou seja, cada um terá uma forma particular de lidar com as adversidades. Assim, o caminho se torna único. E justamente por isso que ele é especial, uma ligação direta do nosso ser com o Criador. Muitos vão precisar dessa conexão através da religião. Mas chegará um momento que estabeleceremos de maneira plena esse contato. Afinal, somos um só. Um dia, com luz suficiente para doar a milhares de pessoas. Por hoje, cuidemos bem dos nossos passos para não ser necessário fazer novamente o caminho.