Mensagens
O que fazer quando nada faz sentido
O mundo moderno faz com que as transições da vida ocorram cada vez com mais frequência. E isso pode ter uma preço emocional alto. Afinal, estamos falando em perdas, rupturas e mudanças bruscas de condições de vida. Como consequência, sonhos vão se perdendo diante da nossa incapacidade de enxergar o todo.
O que posso fazer quando nada mais faz sentido
De acordo com o filósofo Sêneca, ‘toda colheita do passado é acrescentada a seu repertório’. Por isso, precisamos ter gratidão a tudo que nos trouxe até esse exato momento. Pois mesmo que nebuloso e angustiante, esse instante faz parte de um processo maior.
Mesmo para quem não acredite que as dores atuais possuem ligação com a eternidade, ainda assim pode pensar no Universo. Quantas forças e energias, em todas as direções, chegam até nós diariamente?
Autocobrança
Que a sociedade nos cobra, mesmo que de maneira indireta, isso é certo. Mas e quando somos nossos carrascos? Mesmo que grande parte do nosso dia seja entediante (talvez você queira mudar de emprego, mas não sabe qual decisão tomar), ainda assim podemos dedicar 5 minutos ao acordar e antes de dormir a meditar sobre nossa existência.
Independente de religião, crença, corrente filosófica, podemos buscar por respostas que trazem alívio. As pessoas que admiramos já passaram por esse momento na vida e não será a única vez que vamos passar, embora dessa vez o sentimento de impotência seja algo perturbador.
Descansar e fluir
Da mesma forma do curso de um rio, a vida flui. Assim, precisamos seguir, mas sem esquecer da necessidade do descanso. Sem ele, não há lucidez nos pensamentos. Logo, tomamos decisões equivocadas, que vão piorar nossa situação, trazendo mais sentimento de frustração.
Permanecer, contemplar, ler, se refazer, são presentes divinos que nos permitimos. Antes de qualquer grande jornada (e a vida é a maior delas), precisamos descansar. Se não nos cobrarmos por resultado com régua do que a sociedade chama de ‘sucesso’, vamos eliminar de maneira mais rápida essa ‘vertigem’. Em conclusão, clareando nossos desejos, compreendendo a necessidade de planejamento, disciplina e (também) espera.