Mensagens
Consciência tranquila: como conquistá-la
Muitas pessoas dizem estar em busca da paz interior, mas a consciência tranquila vem primeiro. Como conquistar essa leveza, começando pelos pensamentos e bem-estar, mesmo diante dos desafios inerentes da vida em sociedade?
Consciência tranquila: como conquistá-la
Chico Xavier diz que a consciência tranquila é o maior patrimônio que podemos ter. E ela não pertence a quem nunca errou. Está justamente no ser capaz de compreender os erros, mas não carregar a culpa por não ter tomados as melhores decisões.
Afinal, estamos na Terra – a maior de todas as escolas, segundo o Espiritismo – justamente para aprender com os erros. Somos espíritos imperfeitos em busca de cura integral. Tendo que acessar sentimentos sensíveis que precisam ser superados. Através da renovação de atitudes, que permitam a evolução.
Totalidade
Dicionários citam ‘compreensão de aspectos ou a totalidade de seu mundo interior’. Portanto, a consciência tranquila submerge com o autoconhecimento. Em outras palavras, quando somos capazes de nos enxergar de fora, vendo com outros olhos a maneira que lidamos com os desafios.
Em seguida, através da fé, da meditação, da interiorização, passando a agir de maneira diferente ante as situações que nos incomoda. Pois consciência tranquila não é estar em uma zona de conforto, mas sim lidar de uma maneira diferente, mais humana (inclusive sendo capaz de aceitar o processo de dor), com os conflitos.
Aceitação
Em conclusão: a aceitação se torna a chave-mestra para alcançarmos esse patamar. Pois passamos a viver com uma realidade palpável. Capaz de ser transformada justamente por nos reconhecermos falhos. Mas igualmente capaz de fazer diferente.
Afinal, somente o presente pode ser transformado. Ou seja, não importa o tamanho da culpa que carregamos. Ela não pode ser apagada e sim modificada. Através do agir diferente em situações semelhantes. Logo, estaremos espelhando a nossa transformação para todas as atitudes, conquistando o estágio de consciência tranquila, abrindo as portas para a paz interior duradoura.