Mensagens
Como deixar o perdão agir de maneira natural
O perdão é um bálsamo quando aceito pelo nosso ser. Em outras palavras, capaz de derruba muralhas milenares de sentimentos difusos – um deles, por incrível que pareça, o amor.
Como deixar o perdão agir de maneira natural
Por mais que ainda não conseguimos estender a mão a quem nos magoou, ainda assim podemos trabalhar esse peso, essa energia, que vem colada no ato de não perdoar. Em outras palavras, começar a aceitar que tal coisa aconteceu e isso me machucou.
A aceitação transforma simplesmente porque é uma decisão de viver a realidade. E é bem mais fácil lidar com a realidade do que ficar criando estórias em nossa mente para justificar estar agindo daquela maneira. Pode ser difícil em um primeiro momento, mas a médio e longo prazo, a mentira que contamos para nós mesmos será mais danosa.
O ensinamento
Os sentimentos têm a capacidade de nos ensinar coisas que não encontraríamos em um exame médico. Daí, o autoconhecimento. A compreensão de limites da mente, do ego, do que realmente desejamos e qual energia e esforço devemos – ou não – desprender para tal atividade.
Muitas vezes, quando ainda carregamos a raiva, não temos a clareza de pensamentos necessária para a tomada de decisões conscientes. Até alcançarmos essa maturidade, de esperar o tempo necessário para o apaziguamento do ser, podemos – e isso é o que mais acontece – nos ferir ainda mais.
Despertar
Em conclusão: o perdão diz mais da gente do que qualquer outra coisa. Pois quem está com o foco na própria vida, buscando alimentar os seus sonhos, não vai focalizar todas as suas energias naquela pedra que em algum momento te impediu de passar.
E podemos ir além: a pedra nos ensinou mais de nós mesmos, de como devemos agir diferente ante a situação que nos machucou, que qualquer outro momento. Se nada é por acaso, nos alerta o Espiritismo, por que tentar negar que tudo faz parte do processo natural de evolução do ser?