Mensagens
Espiritismo: como superar os golpes da vida
Muitas vezes nomeamos como golpes determinadas situações em que nos expomos. Ou seja, quando doamos tanto amor e não recebemos nem uma parte do mesmo sentimento. Assim, nos frustrando, machucando e sofrendo até com traumas a serem superados para viver novos relacionamentos.
Espiritismo: como superar os golpes da vida
‘O Evangelho Segundo o Espiritismo‘ (Allan Kardec) diz que ‘somente a fé na vida futura e na justiça de Deus, que jamais deixa impune o mal, pode dar ao homem forças para suportar com paciência os golpes que lhe sejam desferidos nos interesses e no amor próprio’.
Em outras palavras, nos perdemos ao tentar nos encontrar no externo. Pois agindo dessa maneira, estaremos em direção contrária ao autoconhecimento. O que não quer dizer que precisamos nos fechar. Apenas compreender que primeiro precisamos que estar com o amor próprio fortalecido.
Relacionamentos
Afinal, relacionamento só dá certo quando as duas partes estão equilibradas. Se amando, um somando ao outro e não cada um se enxergando como metades que precisam uma da outra para ser inteiro.
Portanto, apenas somos golpeados pela vida se, em algum momento, esquecemos de nós mesmos. Esquecer egoísta, não no sentido de ajudar ao próximo, mesmo que estejamos nos doando. Mas vale um adendo: fazer com coração e não condicionando nada em troca.
Doar e receber
Em conclusão: nem sempre recebemos o que doamos de quem recebeu aquele nosso tempo e empenho. Entretanto o universo, além da Espiritualidade Maior, irá aumentar o fluxo daquele sentimento em nós.
Quando fazemos de maneira desprendida, sem desejar nada em troca, aí sim recebemos de maneira consciente tudo daquilo que mais doamos. Trata-se do fluxo, de uma lei universal, de deixar em movimento tudo que é de bom. Dessa maneira, quando mais doamos, mais recebemos – e isso vai bem além da fé, é uma questão universal, da movimentação da energia de nossas atitudes e desdobramentos.