Mensagens
Porque amar pode causar frustração
Qual a relação de amar e o sentimento de frustração, em meio à era dos relacionamentos cada vez mais artificiais, que começam através até de um aplicativo?
Porque amar pode causar frustração
De acordo com a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa, ‘quem ama, frustra’. Em outras palavras, nos abrir (para receber e doar) pode nos colocar em um lugar vulnerável. Mas incrivelmente é nessa doação que seremos capazes de nos fortalecer.
Porque se isolar para evitar que novas dores, que já sentimos – ou nem sentimos, apenas imaginamos, quando nos comparamos com o outro -, é uma negação da capacidade de viver. Pois a maior prova da vida está em justamente sentir.
Propósito
Podemos ter a nossa ilha, mas não ser a ilha. Ou seja, o silêncio faz parte do autoconhecimento. Mas o convívio social, sendo o relacionamento amoroso, o ponto mais alto, pode ter ligação direta com nosso propósito de vida.
Até pode não parecer, pelo tanto que parece comum, entretanto gerar, cuidar e preparar filhos é uma das maiores missões para o ser humano. Senão a maior, para muitas pessoas que reencarnaram em busca de auxiliar na cura do outro nessa nova experiência na Terra.
Se machucar
Quando imaginamos que o externo nos machuca, logo vou me proteger, estarmos perdendo a chance de encontrar a nossa essência. Por isso, amar muitas vezes causa frustração. Afinal, qualquer relação exigem renúncias, das duas partes.
Vai machucar, uma hora ou outra. Mas também tudo se ajeita, e toda dificuldade acaba se transformando em mais um tijolo na construção da fortaleza interior. Imaterial, entretanto a mais poderosa de todos – que só fica maior ao longo da eternidade. Pois o espelho que o outro pode nos oferecer é único: e o autoconhecimento fica ainda mais límpido para ser absorvido diretamente pela alma, uma eterna aprendiz de si mesma.